O PROFHISTÓRIA

O Programa de Mestrado Profissional em História (PROFHISTÓRIA), oferecido em rede nacional, é um curso presencial coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e conta com a participação de Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do Brasil, dentre elas a Universidade Federal de Santa Catarina, e tem como principal objetivo atuar na formação continuada de professores da Educação Básica brasileira, que atuam na disciplina escolar História, tendo como meta mais ampla contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de História na Educação Básica.

O PROFHISTÓRIA reúne docentes pesquisadores altamente experientes com produção qualitativa e quantitativamente robusta e vocacionada ao empreendimento de formação de professores e de produção de material didático voltado para a área como subsídios concretos à atuação em sala de aula na Educação Básica.

Numa concepção em rede, o PROFHISTÓRIA funciona com um conjunto integrado de Instituições Associadas, desenvolvendo:

a-    formação em base curricular comum, visando, respeitadas as diferenças regionais, promover experiências similares de formação continuada de professores;

b-      pesquisas de natureza teórica e prática com base nos corpora a ser constituídos; e

c-       materiais didáticos inovadores.

O Programa também tem os objetivos de

a-      qualificar os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e off-line;

b-      oferecer subsídios para a utilização de estratégias de mediação em enquadres distintos em sala de aula;

d-      fornecer instrumental para que os mestrandos/docentes possam conduzir o processo de avaliação crítica da realidade em suas múltiplas facetas;

e-      oferecer subsídios para o reconhecimento do potencial patrimonial dos espaços urbanos e rurais para o ensino de História na Educação Básica;

f-       propiciar a reflexão sobre a centralidade da dimensão temporal dos eventos e da ação  humana, bem como sobre a sua transposição didática;

g-     instrumentalizar os docentes da Educação Básica a fim de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos à disposição.