TURMA 2019

1 – FERNANDES, Robson Ferreira. ENTRE RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA E OFENSIVA CONSERVADORA: FONTES E SUBJETIVIDADES DO PROJETO “GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA” (2015-2016). Orientadora, Profª Drª Janine Gomes da Silva. Florianópolis, SC, 2021, 132p.

ROBSONFERREIRAFERNANDESPROHISTÓRIAUFSC

2 – ACORDI, Daniela Karine dos Santos. A CASA DO AGENTE FERROVIÁRIO DE ESTAÇÃO COCAL: MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO E O ENSINO DE HISTÓRIA. Orientador, Prof. Dr. Elison Antonio Paim. Florianópolis, SC, 2021, 139p.

DANIELAKARINEDOSSANTOSACORDIPROFHISTÓRIAUFSC

3 – CARDOZO, Mariana Jucá de Mello. O CAMINHO DE CASA: ENSINAR HISTÓRIA COM A LITERATURA E EDUCAR-SE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Orientadora, Profª. Drª. Adriana Angelita da Conceição, Coorientadora, Profª. Drª. Carmem Zeli de Vargas Gil. Florianópolis, SC, 2021, 92p.

MARIANAJUCÁDEMELLOCARDOZOPROFHISTÓRIAUFSC

4 – PELOZATO, Jaqueline. CIDADANIA E GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM EM REDES SOCIAIS. Orientadora: Profª. Drª. Cristina Scheibe Wolff. Florianópolis, SC, 2021, 117p.

JAQUELINEPELOZATOPROFHISTÓRIAUFSC

5- GOTTERT, Marjorie Edyanez dos Santos. NARRATIVAS GUARANI NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA. Orientador: Prof. Dr. Sandor Fernando Bringmann. Florianópolis, SC, 2021, 124p.

marjorieedyanezdossantosgottertprofhistóriaufsc

6- DO NASCIMENTO, Jonas João. ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMONIALIZAÇÃO DO SOFRIMENTO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS TEMAS SENSÍVEIS. Orientador: Carlos Eduardo dos Reis. Florianópolis, SC, 2021, 113p.

jonasjoaodonascimentoprofhistóriaufsc

7- de AGUIAR, ANGELO ANTÔNIO. FONTES FOTOGRÁFICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM AS FOTOGRAFIAS DE CLARO JANSSON SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO. Orientador: Carlos Eduardo dos Reis. Florianópolis, SC, 2021, 138p.

angeloantôniodeaguiarprofhistóriaufsc

8- FERREIRA, Gilmara de Campos. LAGOA DA CONCEIÇÃO E AS MARCAS DE UM PASSADO RURAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Orientadora: Profª. Drª. Mônica Martins da Silva. Florianópolis, SC, 2021, 99p.

GILMARADECAMPOSFERREIRAPROFHISTÓRIAUFSC

9 – SILVEIRA, Matheus Fernando. DADOS & DEVANEIOS: RPG como metodologia de Ensino de História. Orientadora: Profª. Drª. Aline Dias da Silveira. Florianópolis, 2021, 237p.

MATHEUSFERNANDOSILVEIRAPROFHISTÓRIAUFSC

10 – PEREIRA, Eliane Aparecida. IMAGENS E HISTÓRIA – UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TELAS DE PEDRO AMÉRICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL. Orientador: Alexandre Busko Valim. Florianópolis, 2022, 87p.

ELIANEAPARECIDAPEREIRAPROFHISTÓRIAUFSC

11 – LIZ, Marcela de. SABERES INDÍGENAS NO ENSINO DE HISTÓRIA:  Reflexões sobre a experiência  dos Educadores Indígenas Guarani da escola E.E.B.I. Wherá Tupa Poty Djá. Orientador: Sandor Fernando Bringmann. Florianópolis, 2022, 140p.

MARCELADELIZPROFHISTÓRIAUFSC

12 – NUNES, Kátia Cristiani. A HISTÓRIA DE ATALANTA EM DEZ OBJETOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL “WOGECK KUBIACK”. Orientadora: Mônica Martins da Silva. Florianópolis, 2022, 150p.

KÁTIACRISTIANINUNESPROFHISTÓRIAUFSC

13 – MODOLON, Morgana Vieira. MEMÓRIAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A DITADURA MILITAR EM CRICIÚMA COMO UM TEMA SENSÍVEL EM SALA DE AULA. Orientadora: Mônica Martins da Silva. Florianópolis, 2022, 244p.

MORGANAVIEIRAMODOLONPROFHISTÓRIAUFSC